Siza Vieira diz que Bom Sucesso vai ser desvirtuado.
Todavia a telenovela oficial havia começado no inicio deste ano. No dia 26 de Janeiro é anunciado a remodelação do mercado até ao final de 2013."É o princípio de uma nova era para o Mercado do Bom Sucesso", anunciou Manuel Sampaio Pimentel, pouco depois de assinar o contrato que dá à empresa Mercado Urbano (subsidiária da bracarense Eusébios & Filhos, SA) o direito de recuperar o mercado e explorá-lo nos próximos 50 anos (prorrogáveis por mais 20). O equipamento vai acolher um hotel "low -cost ou temático" com 83 quartos, área de serviços e comércio com 16 lojas exteriores e 23 interiores, um "mercado tradicional modernizado e de altíssima qualidade" com 44 bancas, e dois parques de estacionamento, um para uso do hotel e outro para os comerciantes e lojistas." - Leva a querer que alguém andou a ler o Learning from Las Vegas do Venturi, mas não passou do título e da capa.
No mesmo dia (26 de Janeiro) é publicada em Diário da Republica a classificação do Mercado Bom sucesso como monumento de interesse público com direito a protecção especial : "além do "valor arquitectónico" de um "exemplar notável da arquitectura modernista dos anos 50", a classificação tem em conta o "valor urbanístico e sócio-cultural, enquanto edifício de referência da paisagem urbana da cidade do Porto e na vivência da sua população, constituindo um espaço privilegiado de encontro de geração e classes sociais"". O interessante é tomar consciência que esta classificação sobre o imóvel naõ moveu a IGESPAR e deu mais espaço de manobra à autarquia para decidir sobre ele, pois em Abril começaram rapidamente as negociações entre os vendedores e a empresa Mercado Urbano : "Até à data tem corrido bem, porque as pessoas têm aceite as propostas que têm vindo a ser feitas - é o que me diz o vereador e é o que lhe diz a empresa que ganhou o concurso e que está obrigada a indemnizar as pessoas com base num plafond"" afirma Rui Rio.Note-se aqui que por a empresa ter assumido endemizar as pessoas, ficará 30 anos sem pagar pela concessão.
Um grupo de cidadãos não satisfeito desde o inicio com esta situação pouco transparente formou o Mercado do Bom Sucesso Vivo (não confundir com Porto Vivo), uma espécie de associação que entende deter direitos cívicos e sociais para uma participação activa sobre este mercado. Não sei bem quem são estas pessoas, se representam os vendedores, se são consumidores habituais do mercado, no entanto tem vindo a travar uma luta contra este processo. Elaboraram um petição onde pedem as assinaturas de quem entende que este equipamento colectivo é importante para a cidade e deve ser preservado. A luta tem sido bastante expositiva e assume hoje dia 19 Maio ás 17 horas uma acção de protesto em frente ao Mercado do Bom Sucesso.
Depois de os pritzker portugueses declarem que concordavam com esta petição e achavam este processo de requalificação desajustado, soube-se ontem que a Ordem dos Arquitectos SRN afinal também está preocupada com a situação.
Para finalizar o mercado do Bom Sucesso é uma obra do atelier ARS Arquitectos, de Fortunato Cabral, Morais Soares e Cunha Leão, projectada em 1949 e inaugurada em 1952. Um exemplo rico da arquitectura moderna em Portugal. Na minha opinião esta luta não é só pela arquitectura mas também pela condição urbanística da cidade.
Deixo-vos com uma imagem do mercado na sua condição actual e outra que simula o projecto de requalificação
vista panorâmica do Mercado do Bom Sucesso, foto de Carlos Romão
simulação do projecto de Eusébio e Filho S.A.
Sem comentários..
ResponderEliminarconvido a ler a opiniao do Pritkerizado Souto Moura sobre o assunto em: http://porto24.pt/vida/19052011/souto-moura-mercado-bom-sucesso/
transcrevo um pequeno excerto :"Em vez de um projecto adequado, sólido e que permita a leitura do edifício na sua dignidade”, surgiu algo “atrevido e demasiado assinado”.
Pois bem, nada mais que isso.
Pergunto. Porque criar um hotel numa zona onde já há 3 hóteis (Fenix, Ipanema e outro que nao me lembro)? Porquê mais um shopping com 3 à volta (Brasília, Península e Shopping Porto)?
Óbvio que isto são "politiquices"..
Achei piada a esta montagem e muito menos assustadora que a do "Eusébio e Filho": (espero que dê para ver)
http://www.facebook.com/photo.php?fbid=1891757247040&set=a.1685974702605.2091356.1034761306&type=1&theater
p.s.: gostei muito das duas primeiras fotos. de quem são?
ResponderEliminaras fotos são da autoria de:Olívia Marques da Silva.encontrei-as em :http://mercadobomsucesso.wordpress.com/2011/05/17/agentes-culturais-em-defesa-do-mercado/
ResponderEliminaré verdade o teu link do face não funciona.
Foste a manifestação pelo mercado filhote?curtia assinar a petição??
ResponderEliminarassinei a petição, mas não pude ir à manif
ResponderEliminar