Para esta semana deixo-vos um livro, um filme e uma música.
Deitei os olhos neste livro no outro dia: Utopia Forever da grande editora Gestalten. Óbvio que eu, sedento por livros novos cheios de imagens andei a cuscar, e a seu tempo será uma nova aquisição para a minha biblioteca.
Rapidamente este livro faz um compêndio de projectos utópicos de arquitectos, artistas ou "novos talentos", com exemplos importantes de uma mudança quase de cataclismo que radicalmente estrutura a vida no futuro. (este é também o meu post de resposta ao teu projecto tópico Mike). Os projectos e conceitos featured vão desde arquitectura, planeamento urbano urbanismo, que se expandem para além do estabelecido para potenciais visões criativas. Explora como Arquitectura+mobilidades+energia+logísticas de consumo e lixo se podem encontrar. Se quiserem um bocadinho mais de pormenor sobre o livro e alguns projectos vejam sigam este post.
Para terminar a apresentação deste livro tão internacional, valerá a pena ver o projecto português da Turbine City.
Para terminar a apresentação deste livro tão internacional, valerá a pena ver o projecto português da Turbine City.
Próximo, e porque espero que este seja um blog cultural e não só de arquitectura, mostro o trailer do filme "Pina" que está em exibição e vi hoje. As críticas são muito boas e só pelo trailer (que pessoalmente é dos melhores apresentados este ano), acreditem, o filme é muito bom. O realizador Wim Wenders esperou pelo "3D" para poder fazer este documentário, em homenagem à coreógrafa alemã Pina Bausch, e a verdade é que o filme ganha muito com essa profundidade teatral na tela de cinema. Com cenas incrivelmente coreografadas, e lugares como o monorail suspenso "Wuppertal Schwebebahn" ou uma Glass House no meio da floresta, a própria "arquitectura cénica" transforma este filme numa experiência visual única.
Aqui fica o trailer de apresentação:
E por estarmos para aqui com danças, e numa vaga de vídeos em que até Thom Yorke transforma um "retarded" num génio elástico e hipnotizante, mostro o último vídeo dos REM -Uberlin, que num só take transforma o "caminhar" num desafiante encontro com os elementos urbanos e numa liberdade de expressão que resumidamente é "fazer o que se faz por puro prazer independentemente de quem está a ver".
I am flying on a star into a meteor tonight
I am flying on a star, star, star
I will make it through the day
And then the day becomes the night
I will make it through the night
e assim em despeço, até para a próxima semana
Nice...tem a tua cara este post...
ResponderEliminarprincipalmente o videoclip dos REM....
imagino-te a fazeres aquela vivência....
o livro das utopias também parece muito porreiro....e estou a curtir as tuas weekly reports......
abraço....
Francisco tens cara de post sobre ventoinhas!!O projecto que aparece na capa do livro tem alguma coisa relacionada com O DALLAS dos MOOV?
ResponderEliminarnao. é dos BIG. O projecto chama se Hualien Beach Resort, mas nao aparece no site deles, nem na net.
ResponderEliminar