#5
Já tinha saudades das Weekly Reports que passaram a Monthly Reports.. but anyway, esta é uma fotografia do package que recebi hoje da minha loja favorita: Amazon.
Hoje não venho com teorias, mas sim com 3 livros e um documentário.
A sinopse diz-nos que num futuro próximo a humanidade abandona totalmente o campo para se concentrar em cidades. Norman Foster mostra soluções para estes problemas, o crescimento do arquitecto como um dos, e na busca incessante de procurar uma melhor qualidade de vida através do design. Estão retratadas as origens, sonhos e influências de Foster que inspiraram o desenho de projectos emblemáticos como o Aeroporto de Pequim, o Reichstag (Berlim), Hearst Building em Nova Iorque e a (belíssima) ponte de Milllau.
A seguir segue o (belíssimo) trailer:
No pacote da encomenda comprei este "Architecture for Dummies", que apesar de ter um layout sofrível e terrorífico, faz este pequeno resumo de "arquitectura para totós" de uma forma divertida e em regime fast-food.
Apesar de muito superficial (nem pensar em encontrar arquitectura portuguesa ou coisa parecida aqui), tem questões como "What makes Architecture Good?" ou "How to Spot Good Architecture". O capítulo 2 mostra-nos "How to look at a building" com definições de estilos e vocabulário específico. Acima de tudo e apesar da minha crítica ao tema ser demasiado superficial, dá para traçar um básico da história e do método de uma maneira light. É daqueles para ter na prateleira quando vier o amigo que quer saber mais sobre arquitectura. (se bem que já tive um a perguntar-me emprestei-lhe o "Saber Ver a Arquitectura").
Ah, No capítulo "Urban Growth" fala do Ringstrasse de Viena e como foi polémico por assumir uma divisão desumana entre o centro e os subúrbios.

Just My Type é um livro sobre histórias sobre fontes tipográficas. "Examina" como a Helvetica e o Comic Sans dominou o mundo. Explica o porquê do T dos Beatles ser maior que as outras letras. And beyond all this, the book reveals what may be the very best and worst fonts in the world – and what your choice of font says about you.

Can't wait to read it.

Steve Jobs por Walter Isaacson
A biografia autorizada de Steve Jobs, baseada em mais de quarenta entrevistas com Jobs ao longo de dois anos, narra a vida atribulada do empresário de personalidade forte e polémica, cuja paixão pela perfeição e cuja energia indomável revolucionaram seis grandes indústrias: a computação pessoal, o cinema de animação, a música, telemóveis, tablets e a edição digital.
Eu como mega-fã dos produtos Apple, Steve Jobs sempre foi uma referência no capítulo e domínio da estratégia e criatividade do mercado. Não é qualquer um que revoluciona na prática em dez anos a maneira como ouvimos música, trabalhamos ou comunicamos. E para aqueles que criticam que Apple é só "design" é porque não percebem a essência e o perfeccionismo dos produtos da mente brilhante de Steve Jobs.
A biografia foi editada no início da semana e tou ansioso para ler a vida e obra de um ícone contemporâneo (e por vezes de gancho) que certamente inspirará outros.
"The people who are crazy enough to think they can change the world are the ones who do."
Apple's "Think Different" commercial, 1997
E agora de volta à Arquitectura apresento Guto Requena, arquitecto de São Paulo que assume sem receio uma postura contemporânea num num país que ainda está muito agarrado ao Oscar Niemeyer. Acredita na interactividade da cidade, no digital e como ele nos pode aproximar. This guy nailed it. Vejam o vídeo.
Guto Requena is one of Brazil’s most innovative up and coming architects. His work is based on the ever-evolving world of communication and technology, reflecting how these new advancements affect us. Drawing from his bucolic childhood in Brazil, Requena creates a world where flexibility and reclamation of materials and objects make the space both simple and comfortable.
His projects always push the envelope, redefining both physical and virtual space. With the Google offices in Sao Paulo as his next venture, it seems for Requena the sky is the limit.

Sem comentários:
Enviar um comentário