segunda-feira, 21 de março de 2011

Welcome Nintendo


Gostaria de começar a minha participação nesta plataforma dando os parabéns a todos aqueles que ainda choram a ler a Teoria da Organização do Espaço do Mestre Távora. Parabéns Arquitectos! Nesse sentido decidi iniciar a minha contribuição com um texto meio entusiasta que escrevi em Dezembro aquando das apresentações de provas de mestrado que assisti.  Welcome Nintendo!

Estamos há dez anos neste novo século. As guerras e as revoluções parecem não ser grandes o suficiente para ocasionar mudanças drásticas em termos sociais e intelectuais, como aconteceu no século passado. Arrumamos as camisas xadrez de flanela do Kurt Cobain na gaveta e decidimos lutar de forma distinta para sermos diferentes. Que aconteceu? Fomos ao vinis dos nossos pais, escutamos o José Mário Branco enquanto vimos o Macgyver – não há dúvida, vamos ser heróis! Viramos RETROS 2000! Uma força de elite intelectual sabichona que vive na idade dos “porquês” aos 25 anos (o que não discordo) ou então uma espécie de pasta dentífrica fresquinha que por momentos disfarça o défice de atenção de que nos acusam.

 E o que vos posso dizer de forma sincera arquitectos? Que vamos dar forma a impérios? Não! Que vamos usar a arquitectura como instrumento de sociedade contemporânea sob um ponto de vista territorial? Infelizmente ainda não. Bem vindos! Os novos arquitectos  estão cá antes para salvar o ser humano com painéis foto-voltaicos ligados a ventilo-convectores (porque agora o tempo anda maluco) mas sem estragar o seu património (porque temos de preservar a nossa história). Os novos arquitectos estão cá para adaptar o mundo daqueles que usam internet e estão informadíssimos sobre tudo, e dos que morrem à fome e vivem na lama, tudo enquanto os primeiros têm pena dos segundos.

Há neste momento uma crise económica no mundo! E também há uma crise em Portugal! Aliás dizem os entendidos que vivemos em crise desde há mais de 30 anos. Mas é importante salientar que Portugal tem das maiores percentagens de jovens bem comportados a nível europeu - parecem nórdicos enfiados em Ibiza –  ressaca ao final da manhã+almoçar com os pais+uma manifestação contra qualquer coisa+ beber uns finos porque isto de gritar dá sede+ pedir 20 euros á avó para ir a um destes bares contemporâneos onde o Comunismo anda à solta a beber uns copos de absinto.  E apesar de nestes anos 2000 estar na moda ser revivalista, paciência para esperar por D. Sebastião é coisa que sinceramente já não existe…

Eu não faço parte de nenhuma destas gerações! Eu sou da geração Nintendo e dos Power Rangers.
Parece que vou ser arquitecto…

Sem comentários:

Enviar um comentário