Foi no 2º ano do curso de arquitectura que me interessei pela obra do arquitecto Eduardo Souto Moura. Não sei bem porquê, mas nesse ano buscava insensatamente um pragmatismo qualquer no controlo do que era processo e programa de projecto – uma residência de estudantes + uma casa para um director + espaço multiusos + bares/cafetarias + parque de estacionamento; implantado à beira rio, no “bacalhau” ao lado da alfandega do Porto. A escala do sítio era um problema a ter em conta conjugado com a enorme extensão daquele terreno sem desprezar o o cenário ribeirinho que a norte se levantava. De forma mais ou menos contagiosa o Eduardo foi aparecendo. Volumes e intenções claras associavam os conteúdos, a simplicidade da estrutura que se mostra sem timidez e vai limitando os espaços, desenhando varandas em consola, abrindo grandes vãos na totalidade do que é interior…um muro de granito serve de apoio ás “caixas brancas” que se abrem descaradamente para o Douro. Admirei o imediatismo do Eduardo. De forma inevitável, a ousadia das minhas perspectivas faziam-me acreditar que a arquitectura conseguia ser espontânea com rigor, e nisso o Eduardo mostrava como era fácil. Percebi o significado de bíblia, pois lá estavam os pormenores que me faziam trocar os olhos e saber que aquele caixilho era de uma marca chamada vitrocsa.
Nesse mesmo ano, em forma de visita de estudo fomos ao sul de França para fazer o percurso Corbusier (La Tourette, Ronchamp, Firmini, Marseille, etc). Quando voltei, nunca mais quis ver o Eduardo.
Parece-me digno de se colocar um coment de tesourinhos.....eu tb sofri de semelhantes influencias nesse mesmo ano....
ResponderEliminarA tua paixão de verão....lol
ResponderEliminaracho que vou expulsar autores!!!!Que achas???
ResponderEliminarnão sei! eu não quero nomear ninguém esta semana porque gosto de todos.
ResponderEliminarnão era mesmo inteligente assinarem os posts? ou sou eu que não pesco nada disto e não sei ver quem escreveu?
ResponderEliminarsabes que isto apesar de parecer um blog com muita gente é na realidade um blog só de dois....ahahah...logo sabemos sempre quem postou....é o outro que escreve.....
ResponderEliminarpois ta bem ta! vai masé pa austria quero ver se quando tiveres lá continuas a escrever coisas bonitas!!
ResponderEliminarObrigado pelo elogio Inês Pires.
ResponderEliminar